Home Informativo Notícias Curiosidades sobre carros: 7 coisas que você não sabia
Curiosidades sobre carros: 7 coisas que você não sabia

Quem é apaixonado por carros adora estar por dentro dos lançamentos de supermáquinas, dos feirões de veículos exóticos, dos preços, da performance e gosta também de curiosidades sobre carros. Certo?

Com tantas coisas para contar desde o surgimento do primeiro carro em 1886, fatos interessantes — e, muitas vezes, desconhecidos — é o que não falta. Descubra neste post 7 coisas que você não sabia sobre automóveis.


1. O maior consumidor de petróleo

Mais da metade do petróleo vira combustível para ser consumido por carros. Além disso, o petróleo é usado para a confecção de pneus e óleos lubrificantes de motor.


2. Trânsito caótico na China

A China é líder na fabricação de carros. Atualmente, o número de veículos no país chega a 0,8 por habitante e a tendência é que esse índice cresça. Com a quantidade tão grande de carros, um dia de feriado não poderia resultar em outra coisa senão um enorme congestionamento de 100 quilômetros de extensão.

O problema aconteceu em 2010, quando milhares de pessoas resolveram aproveitar o feriadão para visitar seus parentes em outra cidade. O congestionamento interditou a rodovia que liga Pequim e o interior da Mongólia e o trânsito durou quase 12 dias. Assustador, não é mesmo?


3. Lugares com mais e menos carros por habitantes

Em algumas regiões dos Estados Unidos, há mais carros do que habitantes — na Dakota do Sul, por exemplo, o número de veículos é de 1,02 para cada cidadão.

Enquanto isso, em Tongo, na África, existem apenas dois carros para cada mil habitantes.


4. O carro mais veloz do mundo

Sempre surgem dúvidas quanto ao veículo mais rápido do mundo e nós temos a resposta para essa curiosidade. Trata-se do modelo Bugatti Chiron. Avaliado em € 2,4 milhões (um pouco mais de R$ 10 milhões), essa máquina chega a 200 km/h em 6,5 segundos e faz 100 km/h em 2,5 segundos.

O Bugatti Chiron é o substituto do antigo carro mais veloz do mundo, o Bugatti Veyron.


5. Origem do Fusca

Um dos queridinhos do Brasil por muitos anos, o Fusca, foi implantado pelo ditador Adolf Hitler para ser um carro popular ou “carro do povo”. Sem dúvidas, o modelo ficou bastante famoso e até protagonizou filmes. O que poucos sabem é que o design do Fusca foi elaborado pelo judeu Josef Ganz.

Outra curiosidade sobre o Fusca: um Celta demora em média 12 horas pra ser fabricado, já o Fusca demorava 42 horas para ficar pronto.


6. Estrela de cinema

Os carros com grande performance em filmes de ação e aventura chamam a atenção pelo design, pela velocidade ou pelos equipamentos. Entretanto, um modelo conseguiu reunir todos esses itens citados de uma vez só. Foi o Ashton Martin DB5, em “007 contra Goldenfinger” (1964) estrelado por Sean Connery.

O carro tinha um design bem moderno para a época e, por ser do agente secreto 007, o veículo teve equipamentos e acessórios fantásticos, como lançador de chamas e assento ejetável. Esse carro virou um ícone e uma referência para outros grandes filmes de ação posteriormente.


7. A BMW de Bob Marley

Pode parecer estranho o Rei do Reggae ter comprado uma BMW New Six E3 em 1977, mas o verdadeiro motivo é o charme dessa curiosidade. Quando questionado sobre a escolha, ele disse ter gostado desse carrão simplesmente por ter as siglas da sua primeira banda: Bob Marley and The Wailers.





COMPARTILHE:



+ lidas
Como funciona a Nota Promissória?
Atualmente, esse é um dos principais recursos utilizados no comércio e nos empréstimos feitos fora de bancos e financeiras.…
Saiba como trocar seu carro financiado.
Você está pensando em trocar de carro, pegar um modelo mais confortável para você e sua família? Nós sabemos que sim,…
PLACAS MERCOSUL
As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes…