Home Informativo Notícias Como funciona uma chave codificada?
Como funciona uma chave codificada?

As chaves codificadas já estão presentes há algum tempo nos veículos que circulam pelo mundo, mas você conhece quais são os mecanismos que estão por trás desse tipo de chave que vem tomando o lugar das tradicionais? 

A seguir, você saberá um pouco mais sobre como essa tecnologia funciona e porque esta vem se destacando no mercado automotivo.

 

É mais seguro?

Esses modelos vieram para substituir os modelos antigos de chave, que eram compostas por uma simples lâmina metálica. Atualmente, quando alguém compra um novo carro, recebe da própria concessionária um cartão com um código eletrônico e um código mecânico das chaves (a principal, juntamente com a reserva). 

Desta maneira, subentende-se que cada automóvel tenha um documento próprio de “identidade”; algo exclusivamente dele. Por conseguinte, não haverá outra chave semelhante ou uma cópia, pois pelo simples fato de conter um segredo mecânico, o veículo não abrira e o motor não ligará.

 

Como funciona?

O diferencial desta chave é que nela há um chip do qual é conhecido como transponder. Esse chip é aonde se encontra todas as principais informações e o código eletrônico. E como isso acontece? Há uma comunicação entre a chave e a central de segurança (que se encontra dentro do veículo, mais precisamente no imobilizador), consequentemente, se houver algum problema nesta peça ou o proprietário tentar usar outra chave (mesmo que de um modelo semelhante), acende uma luz sinalizadora no painel do carro.

Quando usada, a chave envia um sinal com código para o automóvel; se compatíveis, o carro ligará normalmente, porém, caso não sejam compatíveis o motor não dará sinal e em consequência disso, há a possibilidade de descodificar a central e bloquear o sistema de partida, onde não haverá uma solução previa, apenas contando com a ajuda de um técnico.



Veja um exemplo de como funciona uma chave codificada.







COMPARTILHE:



+ lidas
PLACAS MERCOSUL
As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes…
APLICATIVOS QUE DETECTAM PROBLEMAS EM CARROS
Em muitos momentos a manutenção veicular se torna difícil de efetuar por conta da correria do dia a dia e pensando em…
VALE A PENA INSTALAR KIT GNV?
Após a crise de abastecimento de combustíveis que aconteceu em 2018, por consequência da greve de caminhoneiros que ocorreu,…