Home Informativo Notícias Dirigir descalço, sem camisa, comendo ou de fone: pode ou não gerar multa?
Dirigir descalço, sem camisa, comendo ou de fone: pode ou não gerar multa?

Todos estão cientes das multas de dirigir sem cinto de segurança ou acima da velocidade, mas existem infrações que são menos obvias e geram dúvida a quem dirige há anos ou a pouco tempo. E o que muitos perguntam e tem dúvidas é: “é permitido dirigir sem camisa? E descalço? ” “Ouvir música no fone de ouvido pode me fazer levar uma multa? ”. Continua lendo que nós vamos te falar.

Dirigir de salto ou descalço – Isso depende muito, pois a lei proíbe a direção “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais” – segundo o Art. 252 -. Então estaria tudo bem dirigir descalço, mas de salto pode trazer muitos problemas, já que o salto pode comprometer a sensibilidade do pedal e tornar mais difícil o manuseio. Entretanto, para que não haja erros, é melhor que você procure calçados que não tenham chances de sair do seu pé ou que tenha a sola mais leve e plana possível.

Dirigir sem camisa – A legislação não proíbe o motorista de dirigir sem camisa, então não é ilegal. Porém, o que é muito comum é o uso de cinto de segurança provoque incômodo, podendo fazer com que o motorista tenha que o tirar, e nesse caso, a infração é por não estar usando cinto de segurança, então tome cuidado.

Dirigir grávida – até o ano de 1997, era proibido que mulheres grávidas dirigissem após o quinto mês de gestação. Mas hoje a legislação já não encara mais como uma restrição. Mas isso você pode saber melhor na matéria que está a seguir, já postada aqui no blog.

LINK DA MATÉRIA 

Fumar ou comer enquanto dirige – Não há restrição referente a fumar dentro do carro, mas sim referente a dirigir com apenas uma mão no volante. Só se pode conduzir o veículo com uma mão em casos de troca de marcha, realização de sinais regulamentares de braço ou acionamento de equipamentos e acessórios do veículo.

Ouvir música no fone de ouvido – No CTB tem um item de específico proibido dirigir com fones de ouvido, já que isso pode fazer com que o motorista não ouça buzinas ou outros sons de alerta durante a condução. Então livre-se dos fones de ouvido durante a direção.

Então preste bem atenção quando for fazer uma dessas atividades ao dirigir, para que não tenha que se preocupar com possíveis multas futuras. 





COMPARTILHE:



+ lidas
Saiba como trocar seu carro financiado.
Você está pensando em trocar de carro, pegar um modelo mais confortável para você e sua família? Nós sabemos que sim,…
Como funciona o seguro de carro?
O seguro de automóveis no Brasil se divide em dois grupos: o seguro obrigatório (DPVAT – Danos Pessoais Causados por…
PLACAS MERCOSUL
As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes…