Home Informativo Notícias DIRIGIR EM PONTO MORTO ECONOMIZA GASOLINA?
DIRIGIR EM PONTO MORTO ECONOMIZA GASOLINA?

Você já deve ter escutado várias táticas por aí sobre economizar gasolina, e provavelmente uma delas era dirigir no ponto morto, um mito que, na verdade já existe a muitos anos e que não é absolutamente nada disso. Especialistas não aconselham o uso do ponto morto, pois o motorista tem pouco ou quase nulo domínio sobre o veículo por conta da perda do freio-motor. Então caso seja necessário desviar de algum obstáculo, o carro fica sem tração nenhuma, o que pode causar graves acidentes.

Mas você deve se perguntar o porquê de não economizar gasolina. Pois bem, a maioria dos carros que temos no mercado hoje em dia possuem alimentação de combustível por meio de sistema de injeção eletrônica, e esse sistema possui uma central eletrônica inteligente que injeta combustível no motor de acordo com sua necessidade. Com o veículo desengrenado, a injeção eletrônica vai entender que o carro está em uma marcha mais baixa, o que vai gerar uma demanda maior de combustível.

A única maneira verdadeira de fazer com que seu automóvel poupe combustível é tirando totalmente o pé do acelerador com ele engatado, já que o veículo irá manter o movimento sem gastar a gasolina ou etanol do seu tanque. Mas é importante lembrar que é possível fazer isso apenas em descidas e por um curto período de empo, o que acaba se tornando uma prática não muito vantajosa.

Além de ser um grande risco a segurança, andar no ponto morto pode ser considerado uma infração grave e o motorista pode levar 4 pontos na carteira, terá que desembolsar dinheiro para pagar a multa recebida. Então, é bom pensar antes de realmente fazer, pois, além de não economizar, acaba gastando mais gasolina do que o previsto e trazendo maiores prejuízos perante a justiça.

Portanto, em vez de usar o ponto morto, procure economizar combustível com outros hábitos na hora de dirigir seu veículo, como fazer as mudanças de marcha na velocidade correta; evitar acelerações e freadas bruscas; não pisar no acelerador com o carro parado e manter a velocidade constante. Assim, você economizará do jeito certo, sem precisar se preocupar com suas ações. 





COMPARTILHE:



+ lidas
Saiba como trocar seu carro financiado.
Você está pensando em trocar de carro, pegar um modelo mais confortável para você e sua família? Nós sabemos que sim,…
Como funciona o seguro de carro?
O seguro de automóveis no Brasil se divide em dois grupos: o seguro obrigatório (DPVAT – Danos Pessoais Causados por…
PLACAS MERCOSUL
As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes…