Home Informativo Notícias Entenda por que o preço da gasolina oscila tanto
Entenda por que o preço da gasolina oscila tanto

Para você que utiliza o veículo, já deve ter reparado que quase todos os dias nós presenciamos a oscilação do preço da gasolina nas refinarias que é anunciado pela Petrobras. Por conta disso, as despesas vêm pesando no bolso e trazendo revoltas entre os condutores.

Esse aumento nos valores em postos de combustíveis é frequentemente discutido entre os motoristas, principalmente para quem precisa encher o tanque várias vezes na semana ou até mesmo no dia.

A Petrobras informa o preço que será cobrado pelo combustível produzido em suas refinarias e cabe as distribuidoras podem decidir se a compra será feita no Brasil ou fora do país, ou seja, a gasolina não é tabelada, o que permite com que cada estabelecimento escolha o seu próprio valor.

Há uma grande cadeia de comercialização, desde o preparo do combustível até que ele seja entregue ao consumidor em seu estado final, e cada um tem sua própria base de produção, o que diferencia os valores.

Mas para saber o motivo dessas oscilações, é necessário entender como é a produção do combustível.

Etapas dos processos de produção de combustível

A gasolina pura é um combustível fóssil, cuja a matéria prima é o petróleo, material extraído do subsolo marítimo, onde o processo de extração do petróleo costuma variar, dependendo da profundidade em que o óleo se encontra, pois pode variar do subsolo quanto a vários metros abaixo do nível do mar.

Após o material ser extraído, ele é transportado por oleodutos ou por navios petroleiros até as refinarias, onde o processo de decomposição do petróleo e de transformação em gasolina e em outros vários produtos se inicia.

Após a produção, a gasolina será vendida às distribuidoras, que irão misturá-la ao etanol, ou seja, eles preparam o combustível puro adicionando a quantidade de componente que é definida pelo governo, para que ele possa ser repassado aos postos revendedores, dos quais irão escolher o seu próprio valor. 

Como você percebeu, o preço da gasolina é variável e depende de vários fatores, além de ter conhecido quais são as etapas que estão envolvidas na produção, ficou mais fácil de compreender por que o preço da gasolina oscila tanto no país. 







COMPARTILHE:



+ lidas
PLACAS MERCOSUL
As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes…
APLICATIVOS QUE DETECTAM PROBLEMAS EM CARROS
Em muitos momentos a manutenção veicular se torna difícil de efetuar por conta da correria do dia a dia e pensando em…
Réplica De Carro Esportivo
Tanto as miniaturas quanto os carros reais, o colecionador precisa saber de algumas coisas quando adquire uma réplica desses…