Home Informativo Notícias Para onde vai o dinheiro das multas que pagamos?
Para onde vai o dinheiro das multas que pagamos?

Em diversos momentos você deve ter passado por radares em rodovias, e acabou levando uma multa por não ter percebido a velocidade máxima? Mas você já parou para pensar para onde esses valores são destinados?

O destino do montante é determinado pelo código de trânsito, no artigo 320. E 5% do valor arrecadado deve ser depositado mensalmente no Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET), órgão do qual a responsabilidade está por conta do Denatran.

Já o restante desse valor, fica sob responsabilidade do Sistema Nacional de Trânsito, que deverá aplicar o dinheiro de acordo com o CTB, no conserto de semáforos, novas sinalizações de trânsito, engenharias de tráfego e de campo, investimento em policiamentos, fiscalizações e em educação no trânsito.

Todas as manutenções que você vê no trânsito, o dinheiro que cobre essas despesas é retirado das multas. Além de treinamentos e equipamentos dos policiais responsáveis pela fiscalização de trânsito, assim como os recursos que sustentam a Junta Administrativa de Recursos de Infração, os Conselhos Estatuais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal e os Centros de Engenharia de Tráfego.

Outro grande foco de investimentos dos valores arrecadados pelas multas é na educação, que inclui campanhas publicitarias e educativas, cursos, palestras e atividades nas escolas. Como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, com o objetivo de capacitar os jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de uma maneira saudável, sem drogas e violência.

Mesmo sabendo que o valor arrecadado tem um destino, é bom se atentar e tomar mais cuidado no trânsito, evitando esses incidentes. 





COMPARTILHE:



+ lidas
Como funciona a Nota Promissória?
Atualmente, esse é um dos principais recursos utilizados no comércio e nos empréstimos feitos fora de bancos e financeiras.…
Dirigir descalço, sem camisa, comendo…
Todos estão cientes das multas de dirigir sem cinto de segurança ou acima da velocidade, mas existem infrações que são…
Saiba como trocar seu carro financiado.
Você está pensando em trocar de carro, pegar um modelo mais confortável para você e sua família? Nós sabemos que sim,…