Home Informativo Notícias PLACAS MERCOSUL
PLACAS MERCOSUL

As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes dúvidas e conflitos no país desde 2014 quando foram lançadas na rede, desde então se tornou um dos assuntos mais falados em relação ao meio automobilístico. 

Muitos fabricantes das placas informaram problemas de fornecimento de materiais, que dificultavam a implementação das placas, além das falhas no sistema de cadastramento, que não deixou que os proprietários dos veículos conseguissem efetuar a troca da placa. Isso acabou causando grandes transtornos, principalmente a quem usa o veículo com grande frequência. 

Essas placas são obrigatórias para carros novos e transferidos, porém é bom destacar que quem já fez o emplacamento do seu carro com a nova MERCOSUL, não precisará refazê-lo novamente à antiga. Este novo modelo apresenta diferenças em comparação ao modelo usado atualmente. 

Já em relação aos preços, esses serão definidos pelos fabricantes, que serão responsáveis por todos os processos de distribuição e aplicação das placas nos veículos. 


COMO SERÁ O NOVO MODELO DE PLACA?

Os novos modelos de placas que estão em processo, garantem a livre circulação de veículos entre todos os Estados do MERCOSUL, por conter informações como:

  • Informações do proprietário – nome, sobrenome e identidade
  • Número da placa
  • Tipo do veículo 
  • Marca e modelo
  • Ano de fabricação 
  • Número do chassi 
  • Informações para possíveis roubos 


Contendo essas informações para possíveis roubos, haverá mais segurança para os motoristas perante a inúmeros casos de furtos e roubos, isso porque nas novas placas serão utilizados elementos que permitem mais segurança e identificações automáticas dos veículos, apresentando QR Code e um número de ID único.

Contudo, as novas placas farão com que a diminuição de fraudes diminua e consequentemente a criminalidade também, isso por conter características únicas e diferenças nas cores de cada setor. 

Abaixo as especificações localizadas:







COMPARTILHE:



+ lidas
Saiba como trocar seu carro financiado.
Você está pensando em trocar de carro, pegar um modelo mais confortável para você e sua família? Nós sabemos que sim,…
Como funciona o seguro de carro?
O seguro de automóveis no Brasil se divide em dois grupos: o seguro obrigatório (DPVAT – Danos Pessoais Causados por…
PLACAS MERCOSUL
As novas placas MERCOSUL (Composto por cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) vem gerando grandes…